Texto expositivo - explicativo
Texto
expositivo-explicativo
Definição
O
Texto Expositivo-Explicativo é um tipo de texto que tem por objectivo principal
a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é,
fazer-saber ou fazer-conhecer (fazer-perceber).
Daí, podemos concluir a
priori que o texto visa a transformação do estado cognitivo dos
sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa e
coerente sobre um assunto ou problema de que se supõe eles serem dententores de
um saber insatisfatório.
Objectivo
Como se pode notar, o Texto
Expositivo-Explicativo apenas apresenta uma informação, que se considera nova,
partindo de um saber que se pressupõe que o leitor o detenha. Daí que a
linguagem usada neste tipo de texto tem muito a ver com o tipo de público-alvo
ao qual ele se destina.
Neste tipo de texto, há o predomínio
de duas funções de linguagem, nomeadamente a função referencial (aquela que se
usa para transmitir informações novas) e a função meta linguística (usada em
segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão
anterior)
Neste tipo de textos, podemos
identificar três momentos ou fases (correspondentes às partes do texto), a
saber:
A fase do questionário
(que contém de forma explícita ou implícita uma questão que se vai responder ao
longo do texto, ou simplesmente pela anunciação do tema / assunto / problema da
exposição) correspondente à introdução; A
fase da resolução, correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento e
a fase da conclusão.
Tipos de enunciados
No tangente à organização discursiva
deste tipo de texto, podemos identificar três tipos de enunciados:
Enunciados Expositivos
Contendo as informações com as quais
o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;
Enunciados Explicativos
Com os segmentos explicativos
visando fazer compreender o que se transmite;
Enunciados Baliza
Com a finalidade de marcar as
articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito; resumir o que se
disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligação entre as diversas partes do
texto.
Características linguísticas
Relativamente às características
linguísticas, o Texto Expositivo – Explicativo apresenta:
O uso do presente do indicativo com
o valor gnómico (atemporal), uma vez que se refere a factos que são tidos como
verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura
independentemente do tempo em que ela é dita.
Emprego
da construção passiva como uma estratégia de impessoalizar o discurso científico.
Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu
discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva. O texto científico é
monológico.
As
normalizações são usadas para condensar o que foi dito e assegurar a progressão
do texto;
Não
se usam os adjectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente
exigidos pelo discurso.
As expressões explicativas permitem
ao emissor tornar mais clara a sua comunicação e orientam a compreensão do
leitor;
Conectores discursivos
Os conectores discursivos são os
elementos que vão assegurar as relações entre as diversas partes do texto.
No
Texto Expositivo – Explicativo, os conectores são usados com frequência e são
de natureza lógica.
Eles
marcam laços de adição, oposições, laços de consecução ou de causalidade;
No que diz respeito ao vocabulário,
recorre-se a um vocabulário especializado. Isto quer dizer que se um texto é do
ramo de biologia, por exemplo, irá recorrer a expressões da linguagem técnica
que um biólogo deve dominar.
Um
gestor ou administrador de uma determinada empresa ou instituição, também deve
possuir e dominar um vocabulário próprio da área que ele administra. O mesmo
poder-se-ia dizer relativamente às outras áreas do saber.
Observe-se
que quando se fala de linguagem técnica especializada não se pretende de forma
nenhuma dizer que se deva usar uma linguagem rebuscada e incompreensível, pois
quanto mais compreensível for o texto, mais facilmente ele alcança os
objectivos para os quais foi produzido.
Bibliografia
Manuais
¾ KLEIMAN,
Ângela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Editora UNICAMP, 1993.
¾ VYGOTSKY,
Jean. Linguagem e Pensamento da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 1986
Internet
¾ Http://tondinho.blogspot.com/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html
gostei
ResponderEliminarObrigado ajudou-me bastante
ResponderEliminarE muito interessante isso, obrigado.Um abraco!
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