Texto expositivo - explicativo




Texto expositivo-explicativo


Definição

O Texto Expositivo-Explicativo é um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é, fazer-saber ou fazer-conhecer (fazer-perceber).
Daí, podemos concluir a priori que o texto visa a transformação do estado cognitivo dos sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa e coerente sobre um assunto ou problema de que se supõe eles serem dententores de um saber insatisfatório.

Objectivo
Como se pode notar, o Texto Expositivo-Explicativo apenas apresenta uma informação, que se considera nova, partindo de um saber que se pressupõe que o leitor o detenha. Daí que a linguagem usada neste tipo de texto tem muito a ver com o tipo de público-alvo ao qual ele se destina.
Neste tipo de texto, há o predomínio de duas funções de linguagem, nomeadamente a função referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas) e a função meta linguística (usada em segmentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterior)

Neste tipo de textos, podemos identificar três momentos ou fases (correspondentes às partes do texto), a saber:
A fase do questionário (que contém de forma explícita ou implícita uma questão que se vai responder ao longo do texto, ou simplesmente pela anunciação do tema / assunto / problema da exposição) correspondente à introdução; A fase da resolução, correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento e a fase da conclusão.

Tipos de enunciados 

No tangente à organização discursiva deste tipo de texto, podemos identificar três tipos de enunciados:


Enunciados Expositivos
Contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;


Enunciados Explicativos
Com os segmentos explicativos visando fazer compreender o que se transmite;


Enunciados Baliza
Com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito; resumir o que se disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligação entre as diversas partes do texto.

Características linguísticas
Relativamente às características linguísticas, o Texto Expositivo – Explicativo apresenta:
O uso do presente do indicativo com o valor gnómico (atemporal), uma vez que se refere a factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em que ela é dita.
Emprego da construção passiva como uma estratégia de impessoalizar o discurso científico. Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva. O texto científico é monológico.
As normalizações são usadas para condensar o que foi dito e assegurar a progressão do texto;
Não se usam os adjectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso.
As expressões explicativas permitem ao emissor tornar mais clara a sua comunicação e orientam a compreensão do leitor;

Conectores discursivos

Os conectores discursivos são os elementos que vão assegurar as relações entre as diversas partes do texto.
No Texto Expositivo – Explicativo, os conectores são usados com frequência e são de natureza lógica.
Eles marcam laços de adição, oposições, laços de consecução ou de causalidade;
No que diz respeito ao vocabulário, recorre-se a um vocabulário especializado. Isto quer dizer que se um texto é do ramo de biologia, por exemplo, irá recorrer a expressões da linguagem técnica que um biólogo deve dominar.
Um gestor ou administrador de uma determinada empresa ou instituição, também deve possuir e dominar um vocabulário próprio da área que ele administra. O mesmo poder-se-ia dizer relativamente às outras áreas do saber.
Observe-se que quando se fala de linguagem técnica especializada não se pretende de forma nenhuma dizer que se deva usar uma linguagem rebuscada e incompreensível, pois quanto mais compreensível for o texto, mais facilmente ele alcança os objectivos para os quais foi produzido.




Bibliografia 

Manuais
¾    KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Editora UNICAMP, 1993.

¾    VYGOTSKY, Jean. Linguagem e Pensamento da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 1986

Internet
¾    Http://tondinho.blogspot.com/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html

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