Marketing - Noções Gerais
MARKETING
Em sentido estrito, é o conjunto de técnicas
e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro
possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em
sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento
das vendas desempenha um papel predominante.
Segundo Philip Kotler, marketing é
também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam
e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os
outros.
Classificação
O marketing tem uma área de actuação muito
ampla, com conceitos específicos direccionados para cada actividade
relacionada, por exemplo, o marketing cultural, o marketing político, o
marketing de relacionamento, o marketing social, entre outros. O trabalho do
profissional de marketing começa muito antes da fabricação do produto
e continua muito depois da sua venda.
Componentes do Marketing
DESEJOS
São as
necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais.
Os desejos são mutáveis e se modificam conforme as transformações ocorridas na
sociedade. Como lacunas que jamais são preenchidas, o marketing deve se dirigir
para criar novos desejos (produtos) com o objectivo de assegurar a sua própria
existência.
DEMANDAS
As pessoas têm
desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, elas desejam produtos
que proporcionam o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro.
Através da capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos se tornam
demandas.
PRODUTOS
Necessidades,
demandas e desejos humanos sugerem que existem produtos disponíveis para
atendê-los. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado
para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo.
O conceito de
produto inclui bens duráveis e não-duráveis (tangíveis), serviços
(intangíveis), pessoas, lugares, organizações, actividades e ideias. Nessa
perspectiva deve-se destacar que a abordagem de produto implica na oferta de
algo que tenha valor para alguém.
TROCA
Marketing ocorre
quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de
trocas. Troca é o acto de se obter um objecto desejado oferecendo algo como
retorno. Troca é o conceito central de marketing, pois implica na relação de
comunhão entre duas partes (produto e comprador) com interesses que, em um dado
momento, estão em convergência.
TRANSAÇÕES
Se troca é o
conceito central de marketing, uma transacção é a unidade de medida do
marketing. Uma transacção é composta de uma troca de valores entre duas partes.
Podemos incluir
nessa modalidade as transacções do tipo monetárias, de escambo e de cunho
ideológico, como o voto, por exemplo.
MERCADOS
O conceito de
transacções leva ao conceito de mercado. Um mercado é o grupo de compradores
reais e potenciais de um produto.
Um mercado pode
ser identificado de duas formas estruturais: o físico (marketplace) e
o virtual. Na mesma perspectiva, podemos destacar também diversos tipos de
mercado como o financeiro, o de trabalho, o da filantropia, entre outros.
Tipos de Marketing
Descobrir e satisfazer necessidades é uma constante no trabalho do
marketing. Fazer marketing é pensar no cliente o tempo todo. Portanto, toda a
empresa deve estar orientada para esse pensamento, e não apenas o departamento
do marketing, já que o conceito de business está focalizado nessa máxima.
Sendo assim, precisamos distinguir os tipos de marketing, as suas
características e os seus desempenhos para concluir que maneira o marketing
pode ser útil às organizações.
São eles: marketing de resposta, de previsão e de criação de necessidades.
• Marketing de resposta. É
o marketing que responde a uma demanda, descobrindo e satisfazendo
necessidades. É o chamado marketing activo. Grande parte do marketing atual
trabalha com essa formulação.
• Marketing de previsão. É
uma tarefa difícil reconhecer uma necessidade latente ou emergente. Para se
aplicar esse tipo é fundamental analisar o mercado através de estudos de
cenário, projectando futuros quadros de consumo. É o chamado marketing
antecipativo. É considerado arriscado pois as empresas podem errar a estratégia
em caso de enfrentarem uma forte influência de variáveis macroambientais.
• Marketing de criação de
necessidades. É o nível mais agressivo de marketing, pois é o esforço que
leva a empresa a lançar um produto jamais solicitado e, muitas vezes,
inimaginável. É o conceito que se parte da ideia de que ao invés da empresa ser
dirigida pelo mercado é a empresa que dirige o mercado. É o chamado marketing
pró-activo, pois trabalha com a abordagem da inovação radical em sua estratégia.
Objectivos
do marketing e análise de desempenho
O sistema de
marketing engloba diferentes stakeholders – organizações com fins
lucrativos e não-lucrativos, compradores e vendedores – com interesses e objectivos
distintos. Cada um deles utiliza-se do marketing com propósitos específicos
para atingir resultados mercadológicos
Contudo, pode-se
sistematizar objectivos fundamentais que atendam às mais variadas formas de actuação.
Destacamos quatro
deles:
O marketing serve
para:
. Maximizar o
lucro
. Maximizar a
satisfação do consumidor
. Maximizar a
escolha (personalização)
. Maximizar a
qualidade de vida
Importância do Marketing
Em um mercado cada vez mais
competitivo, a realização de um Plano de Marketing é um passo essencial para
garantir o sucesso do seu negócio. Embora seja um tema comum no mundo
empresarial, muitas empresas nunca fizeram um Plano de Marketing. Algumas
sobrevivem, muitas resistem bravamente e aprendem forçadamente. Mas outras
tantas não resistem.
Quando se fala em
Marketing, muitas ideias podem surgir. Algumas pessoas se assustam pois
acreditam que marketing é um privilégio, ou uma necessidade apenas de grandes
empresas. Outras têm uma visão muito simplista e acreditam que fazer marketing
se resume a distribuir panfletos ou, actualmente, ter um website e enviar
mensagens constates para um mailing list.
Esta forma limitada de ver
o Marketing pode gerar muito desperdício de recursos, pois é grande o risco de
investir em mercados inadequados, serviços desnecessários e acções promocionais
ineficientes. Ao longo do tempo, isso pode culminar no fracasso de um
empreendimento e transformar o sonho de uma vida em pesadelo.
O Plano de Marketing não
necessariamente é a garantia para o sucesso de uma empresa, mas ele diminui
muito as chances de errar. Facilita a compreensão e implementação de acções
adequadas ao mercado de actuação, captação de clientes, aumento de vendas e de
lucractividade do seu negócio. Além disso, o Plano permite analisar o mercado,
e identificar tendências para se adaptar às constantes mudanças.
Comentários
Enviar um comentário